CEPID NeuroMat Jogo do Goleiro v180629a === INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO =============================================== Nome do pacote: O nome do arquivo zip tem o formato YYMMDD_goleiro3j_SOXplataforma.zip onde: - YYMMDD corresponde ao ano, mês e dia da versão do Jogo; este formato garante ordem alfabética no diretório - goleiro3j indica a versão do pacote que contém 3 diferentes módulos de jogo (Aquecimento, Jogo do Goleiro, Jogo da Memória) - SO indica o Sistema Operacional onde este jogo pode ser executado: win: Windows, mac: Macintosh, linux: *nix - plataforma: 32 ou 64 bits Exemplo: nome do arquivo para a versão de 18/abril/2017 com três módulos, para ser executado em máquinas Windows de 64bits: 170418_goleiro3j_winX64.zip Instalação Linux/Mac/Win: É recomendável, mas não obrigatório, criar um diretório de nome mnemônico (neuroMatGoleiro, por exemplo), em uma área com permissão de gravação, para receber a descompactação do arquivo. Dicas: O software 7-zip é multiplataforma, de acesso aberto e compacta/descompacta em diversos formatos: http://www.7-zip.org/ Sistemas Macintosh descompactam automaticamente a extensão zip. Ao descompactar, nasce, em cada sistema operacional, o diretório com o executável e o correspondente diretório de dados, nomeados de modo análogo ao zip. Exemplo para Windows: 170418_goleiro3j_winX64\ 170418_goleiro3j_winX64_Data 170418_goleiro3j_winX64.exe Nas versões Linux, o executável precisa de permissão para executar: clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do executável, selecionar Propriedades e, na aba Permissões, ticar a permissão de execução. No Windows10, ao clicar no executável, vem um aviso dizendo que o fornecedor não é reconhecido, mas, a aplicação é segura! Basta clicar em "mais informações" e aí vem a opção "abrir assim mesmo". Instalação Android: Criar uma pasta jogoDoGoleiro (por exemplo), no dispositivo; Usando um cabo USB passar o .apk para esta pasta criada; Tap no .apk e seguir as instruções para instalação; o device deve pedir licença para instalar um apk que não veio da playStore: aceitar! - vale apenas para a instalação corrente, não deixando o device descoberto; O app não pede nenhuma licença de uso de recursos do dispositivo; Ao executar, o antivírus, se instalado, pode suspeitar de um aplicativo que não tem origem na playStore - ignorar. Instalação iOS (iPad ou iPhone): Enquanto não está disponível na AppleStore, existe a opção de trazer o dispositivo ao NeuroMat para que o Jogo do Goleiro seja copiado nele. É uma restrição de segurança da Apple que a copia seja efetuada em um Mac que tenha um desenvolvedor AppleMember associado. === EXECUÇÃO =============================================== Basta chamar o correspondente executável e jogar! Para alterar a resolução do Jogo, basta, ao iniciar: no Windows: segurar a tecla SHIFT e duplo clique no executável do jogo no Mac: segurar a tecla ALT e clique no executável do jogo Boa sorte goleiro! === DOCUMENTAÇÃO =========================================================== Disponível em https://github.com/neuromat/goleiro-godot/wiki === VERSÕES =============================================== 180629a txtVersion Correção no código Unity da chamada (em ingles, espanhol) para o Termo de Consentimento, Botao Avancar e txtTut5 que nao apresentavam a tradução Executado em 16/10/2018 180629 txtVersion Design: diversas modificações sugeridas pelo gameDevIME (ordem das telas, ícone Exit, volta ao menu de times) Versão não avaliada pelo IMEjr 180620 txtVersion Tela de menu: ícones ao lado dos itens de menu + substituir os 4 tutoriais por botões de Sobre, Créditos e Tutorial Telas gameOver/gameLover passam a aceitar apenas barra de espaços para continuar Correção na inicialização dos Marcadores de Eventos Unity v5.6.6f2 (v2018.1.5 apresenta erro de build - Unity está trabalhando nisso) 180511 txtVersion Padronização dos botões de opções ao término de cada fase 180427 txtVersion Eliminar as frases em amarelo referentes ao carregamento das configurações dos times Alterar texto na tela de memorização do Jogo da Memória Gravar sequência a memorizar no Jogo da Memória fase 0 e acertar sequência gerada pelo jogador Criar pasta para arquivar os logos Parametrizar "ponto de atenção" para exames EEG; definir diâmetro e cores de início, acerto ou erro na jogada Parametrizar velocidade da animação batedor/bola/goleiro, em "speedGKAnim" (de 0.5 a 4.0) Experimentador dispõe de marcadores de eventos (1 a 0); inserido tempo corrido da sessão nos resultados para analisar posteriormente quando ocorreram os marcadores dentro de um jogo Versão avaliada pelo IMEjr 180403 txtVersion Alternativa de teclado para os botões PlayPause, no parâmetro pausePlayInputKey Incluir no arquivo de resultados: as teclas de direção de defesa definidas pelo usuário, a tecla de pausa e a versão do jogo Incluir o time selecionado na tela de Menu e na de coleta do nome do jogador e TCL Corrigir aceitar teclas de direção de defesa no gameOver/gameLover Integração NES: criar parâmetro institution, trocar experimentalGroup por soccerTeam, trocar researchGroup por groupCode 180329 txtVersion Incluir parâmetros leftInputKey, centerInputKey, rightInputKey - para definir teclas em adição às setas de direção e ao mouse Alterar frase do gameOver 180327 txtVersion Incluir parâmetro minHitsInSequence no Jogo do Goleiro (número de acertos em sequência que habilitam o jogador a sair da fase) Idem no Aquecimento (com e sem tempo): ao atingir número de jogadas em sequência (bmMinHitsInSequence), o jogador encerra a fase Idem no Jogo da Memória (parâmetro mdMinHitsInSequence) Incluir parâmetro mdMaxPlays no Jogo da Memória para que o experimentador defina o máximo de jogadas Incluir tela de "game lover" aos que acertam antes do limite de jogadas (em simetria ao "game over" aos que não acertam no limite de jogadas) Diminuir o tamanho das imagens de fundo Acertar centralização do "perdeu" em todos os idiomas Eliminar parâmetros obsoletos (limitValue, zeroPhaseJG, zeroPhaseSequ, zeroPhasePlays) do arquivo e do código fonte 180319 txtVersion Tela de Créditos: alterar cor e disposição dos elementos 180315 txtVersion Aceitar acentuação e espaços no nome dos times (mas sempre em UTF-8) para Android e iOS Eliminar vírgulas na descrição do modelo de equipamento usado no jogo (para evitar conflito com o formato CSV) Aumentar a segurança no envio de formulários (webgl, android e iOS) Limitar o número de jogadas no Aquecimento por número mínimo de acertos e, no Jogo da Memória Tela de Créditos: adicionar integrante e alterar a cor base de azul para verde Corrigir textos em inglês, do tutorial4, do "game over" e da animação "lost..." (trocada para "missed...") Aumentar o tamanho do texto nos nomes dos times Versão avaliada pelo IMEjr 180209 txtVersion Conexão EEG via serial; a porta COM depende do hardware instalado e será informada no parâmetro portEEGserial(COMx); (sendMarkersToEEG passará a valer serial, parallel ou none - não mais true ou false) Gravar o idioma selecionado pelo jogador no arquivo de resultados Aceitar ESC para abandonar o jogo na tela de idioma Mostrar texto do erro na leitura do arquivo de configuração Arquivar o IP e o país de origem da máquina/rede para estatísticas de geolocalização (se conectado) 180102 txtVersion Localization es-es (espanhol) 171205 txtVersion Tela de Créditos passa a incluir os logotipos/links das instituições, que saem da tela de seleção de times Arquivo de resultados inclui device, sistema operacional e o idioma configurado no ambiente do jogo Trocar o texto da opção "Jogar com pausa" para "Iniciar com pausa" Trocar o texto no JM: de "Aperte uma tecla quando estiver pronto!" para "Aperte uma tecla quando memorizar as direções de defesa!" Versão iOS (iPhone/iPad) com instalação no CEPID NeuroMat (não disponível na appleStore) 171110 txtVersion Implementação de duas opções de defesa (esquerda, centro) em cada fase de jogo (parâmetro choices) Alteração da tela de splash por sugestão do designer 171101 txtVersion Atualizadas as animações, imagens e som para o idioma en-us 171025 versão 5.6.4f1 do Unity3D txtVersion 171025 Versões WEB e Android, com depósito do arquivo de resultados no server NeuroMat, se conectado Inclusão dos parâmetros "choices" e "showPlayPauseButton" no arquivo de resultados Atualização das versões no site game.numec.prp.usp.br/download 171020 txtVersion 171019 Localization pt-br e en_us (faltam as animações, sound, images); Paralela envia também para windows 64bits (EEG). 170928 txtVersion Play/Pause button e possibilidade de iniciar qualquer módulo em pausa para explicações do experimentador, sem contabilizar tempo para o jogador; BaseMotora (AQ/AR) com opção de limitar por núm mínimo de acertos em sequência até um núm max de jogadas (além de manter a opção de número mínimo de acertos); Mudança do formato da seta apresentada no baseMotora e no memoDeclarativa; Permitir até 20 times na tela de seleção, com destaque para o time selecionado; Inclusão do TCLE ao informar o alias e obrigatoriedade do jogador concordar ou não com a coleta dos resultados. 170822 versão Android Voltar à ordem original de envio ao EEG: esperado, aleat, jogado; Setas maiores no histórico e maior contraste. 170801 txtVersion Voltar tempo entre envio de marcadores a 8 zeros (100000000): menos, encavala os sinais; Tamanho da letra na tela de Créditos (buscando link da tese, mas não achei) 170731 versão 5.6.2f1 do Unity3D txtVersion Tela de tutorial: trocar "nível" por "fase" Trocar ordem de envio ao EEG: aleat, esperado, jogado 170728 versão 5.5.2f1 do Unity3D txt Version Link nos logotipos dos times Formato pares (variável, valor) no arquivo de resultados, para economizar no tamanho final Novos parâmetros: showHistory, sendmarkersToEEG, researchGroup Trocar nome da pasta WEB, de execWEB para jogoDoGoleiroWEB User de insert na base com menos privilégios e opção de selecionar results ou testeresults Histórico mais transparente e setas maiores (maior resolução visual) JM: trocar texto do botão para Voltar (a memorizar as direções) EEG w32: marcador "1" a cada jogada, não apenas no início 170418 Versão executada na primeira fase de Experimentos AMPARO Versão avaliada pelo IMEjr